Sobre a Morato Barcelos

HISTÓRIA:

                    38 anos se passaram e como passaram, uma história difícil, mas bonita, uma história de compromissos assumidos e cumpridos, de dedicação, confiabilidade, pontualidade e acima de tudo de muita luta, determinação. Foram necessárias muitas mudanças, enfrentamos inúmeras crises governamentais, sociais e as do setor da Construção Civil, de lá para cá presenciamos a derrocada de gigantes do setor, acreditamos que o nosso diferencial foi sempre nos balizar em pilares extremamente sólidos: a busca incessante pela qualidade, o cumprimento dos prazos e custos através do emprego sempre crescente da tecnologia, preservando a confiança de nossos investidores e a satisfação completa do consumidor final.                                                                                                                                                                              

  1.                     No início o Capital era pequeno, mas a vontade de ganhar o mundo era muito grande foi assim que nasceu a Morato Barcelos Engenharia Ltda. fundada em 09/12/1.975 e registrada na JUCEMG em 15/12/1.975, a princípio com a denominação social de São Geraldo Construções Ltda., e em 25 de janeiro de 2.007 a denominação social passa a ser definitivamente Morato Barcelos Engenharia Ltda., uma empresa de origem familiar, nome advindo de seu fundador o Sr. Geraldo Morato de Castro, que sempre acreditou no potencial deste país e na vocação da empresa em cumprir seus prazos e honrar seu compromissos.                                                                                                                            

                  Nas décadas de 70 e 80 a Construtora foi administrada pelo sócio diretor majoritário o Sr. Geraldo Morato de Castro que enfatizou a atuação da Empresa na área de incorporações próprias constituídas de residências e edifícios de luxo localizados em pontos nobres da Capital Mineira (Serra, Cruzeiro, Sion, Santo Antônio, Gutierrez,                                                                                                                                      

                   Os anos 90 foram marcados por muitas mudanças tanto na administração da Morato Barcelos quanto no enfoque comercial e tecnológico da empresa. Os sócios e filhos do Sr. Geraldo Morato, os engenheiros Vander Morato de Barcelos e Wagner Morato Barcelos passam a enfatizar obras através do sistema de empreitadas para terceiros, Condomínios Residenciais, residências de alto luxo, Shopping Center, Supervisão e Consultoria Técnica de Projetos e Obras, tendo atuação marcante em implantação de obras no setor da Agro Indústria, Laticínios, execução de Infra e Superestrutura para pequenos e grandes Produtores relacionados a Indústria do Leite, além de contratos tipo "Turn Key" com Mineradoras, Escolas, permanecendo com os objetivos sociais de prestação de serviços de Engenharia Civil, Construção e Administração de Obras e, afins para Terceiros, Compra, Incorporação e Venda de Imóveis de sua propriedade. Compondo o Grupo da Morato Barcelos, temos a Santa Fé Empreendimentos Imobiliários Ltda. que atua efetivamente na área Imobiliária e Edificações com recursos próprios, ficando com a Morato Barcelos as Obras a serem efetuadas através de Licitações, Empreitadas e Administrações realizadas conforme interesse dos Contratantes.                                                                                                                                                                                               

                  O Capital Social totalmente integralizado que era R$ 290.000,00 foi reduzido para R$ 50.000,00 em 11/12/2.003, em virtude da retirada de seu Sócio Majoritário e da escassez de Obras no ramo de atuação da Empresa, portanto durante um longo período passou apenas a atuar em parceria com a Santa Fé Empreendimentos, ou seja no ramo Imobiliário e de Construções Prediais. Em 2.006 com a volta e atuação mais constante do Sócio Diretor o Engenheiro Vander Morato de Barcelos com larga experiência no ramo de Ferrovias, Minerações, Obras Industriais e Comerciais, a empresa voltou a atuar e executou o Shopping Center Barro Preto constando os serviços de Elaboração de Projetos, Licenciamento Ambiental, Implantação, Execução Global da Obra e Baixa e Habite-se conforme Atestado de Capacitação Técnica emitido pelo Contratante e pelo CREA-MG. Em abril de 2.006 venceu a Concorrência de Implantação, Elaboração de Projetos, Fabricação, Montagem e Obras Civis das Estruturas dos Elevadores, Contrato S10548219A, no período de 24/04/06 a 23/12/06 na Mineração Casa de Pedra da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN na Cidade de Congonhas – MG. tudo em regime de “Turn Key”, conforme consta no Atestado de Capacidade Técnica. Com o retorno às atividades no ramo de Obras Industriais, Comerciais e Minerações, já estão em andamento os processos para um novo aumento do Capital Social e uma nova Alteração Contratual, visto as perspectivas da empresa no mercado atual.   SUSTENTABILIDADE – RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL: Partindo do princípio que a meta é o homem, a MORATO BARCELOS ENGENHARIA coloca em posição prioritária todas as iniciativas que visem garantir a integridade física de seus trabalhadores e preservação das Instalações de seus Clientes. Dentro deste enfoque, os procedimentos de segurança do trabalho, conforto das instalações do canteiro, responsabilidade socio ambiental, aliadas as medidas profiláticas de higiene e medicina preventiva se constituem preocupação permanente de todos os funcionários e de seus dirigentes.

                                                                              

                                                                                Morato Barcelos Engenharia

                                                                                Vander Morato de Barcelos.